Equipamento: Prensa para piso de HDF Pagnoni-IT.
Data: 2016 - 2017.
Descrição: Desenvolvimento de projeto de automação e supervisão da execução, try-out e start-up do retrofitting da linha de prensa para revestimento de HDF para piso de madeira.
O retrofitting está sendo executado para atualização da automação que atualmente conta com CLP Siemens S5.
Além da atualização, a prensa está sendo transformada para que possa produzir um novo produto exigido pelo mercado: Chapa com “PORO SINCRONIZADO”. Para este produto o desenho do papel na chapa deve coincidir com o baixo relevo formado pela matriz de aço da prensa.
Para que isso seja possível, um novo sistema de alimentação da prensa está sendo desenvolvido. Este contará com sete servo-motores controlados por conversores SEW, sistema de visão (fornecido pelo próprio cliente através de sua matriz na Bélgica) e posicionamento do carro alimentador através de sensor de alta precisão.
Fornecedores: Siemens, SEW, Festo.
Parceiros envolvidos: Manuservice.
Mais informações:
Equipamento: Prensa para Piso de PVC / Omeco Ind. E Com. de Máquinas.
Data: 2011
Descrição:
Desenvolvimento de projeto de automação e supervisão da execução, try-out e start-up da linha de prensagem com carregador e descarregador automático para fabricação de piso.
A linha consiste em Carregador, Prensas, Descarregador e Carro de carga e descarga automática com controle de posicionamento que alimentam as prensas hidráulicas.
As prensas são aquecidas e resfriadas com vapor e água fria por meio de bombas, e válvulas pneumáticas. O fechamento e abertura da prensa, com ciclos automáticos, são controlados pela unidade hidráulica através de válvulas e bombas.
A interface com o operador é feita via IHM ligadas a um CLP Schneider e quatro IHM’s com CLP Altus. Também foram utilizados motores Movimot com interface CanOpen e Moviswitch via I/O arquitetados na rede CanOpen em distribuidores Cube67 da Murr Elektronik.
Fornecedores: Schneider, SEW, Murr Elektronik, IFM, Phoenix Contact, Eaton, Rexroth, Airtac.
Parceiros envolvidos: SEW / filial-PR, Murr Eletronik.
Mais informações:
Equipamento: Retrofitting de guinchos Pull-in / Pull-out.
Data: 2017 - 2018
Descrição: Desenvolvimento de Software para controle e monitoramento de Guinchos 15, 30, 50 e 150Ton
Fornecedores: Siemens, Turck, Det-Tronics.
Parceiros envolvidos: Ekron Industrial.
Mais informações:
Equipamento: Transportador de rejeitos / Omeco Ind. E Com. de Máquinas.
Data: 2013
Descrição:
Desenvolvimento de projeto de automação e supervisão da execução, try-out e start-up do transportador de rejeitos de chapas das linhas de MDF e MDP.
O conjunto consiste em quatro mesas de rolos dispostas duas a duas sob as linhas de MDF e MDP. Um transportador móvel com mesa de rolos faz a transferência dos rejeitos de um lado da linha para outro, podendo operar automaticamente ou em manual, sob supervisão do operador.
A interface com o operador é feita via botoeiras e IHM. A programação foi desenvolvida para CLP Siemens através do TIA portal. Os sinais de sensores e acionamentos (Moviswitch) são conectados via I/O discreto.
Fornecedores: Siemens, SEW, IFM, Phoenix Contact, Festo.
Parceiros envolvidos: Manuservice.
Mais informações:
Equipamento: Linha de Chapa de fibra / Omeco Ind. E Com. de Máquinas.
Data: 2012 - 2014
Descrição:
Desenvolvimento de projeto de automação e supervisão da execução, try-out e start-up da linha de produção de chapa de fibra de madeira.
A linha consiste no processo de diluição da fibra de madeira em água nos tanques com pás agitadoras e formação do “colchão” de fibra que será transformado em chapas na prensa.
O controle da diluição, dos níveis e a transferência de fibra entre os tanques são feitos automaticamente por controladores, medidores de vazão, consistência, nível radioativo, fluxo, células de carga, bombas e válvulas proporcionais, informando status e gerando alarmes quando há algum desvio no processo.
A formação do “colchão” é feita em transportadores controlados por conversores SEW através de sincronismos e variação de velocidade da linha. O corte é feito por uma serra de corte transversal contínuo, ou seja, sem parada na linha.
A prensa é carregada e descarregada automaticamente, através do carregador. Seu ciclo é automático controlado pelo CLP que comanda a unidade hidráulica com válvulas, bombas, acumuladores de pressão.
O aquecimento por óleo térmico é controlado por válvulas pneumáticas proporcionais, bombas e controladores de temperatura.
As chapas produzidas são cortadas nas medidas comerciais, em seguida passam por um sistema de tratamento térmico em uma estufa com temperatura controlada. No final da linha as chapas são classificadas e empilhadas no “Stacker”.
A interface com o operador é feita via várias IHM’s através das quais é possível obter gráficos de ciclos, alarmes, status e ajustar set-point de diversas variáveis.
As variáveis de processo e acionamentos são ligados através de uma arquitetura de rede que interliga todos os CLP’s através de redes Ethernet, CanOpen e Cube67.
Fornecedores: Schneider, SEW, Murr Elektronik, IFM, Phoenix Contact, Eaton, Rexroth, Airtac, Toledo, Lince.
Parceiros envolvidos: Maqtec, SAIP, SEW / filial-PR, Murr Eletronik.
Mais informações: